Canto e nosso corpo

O que é o canto e como funcionam as cordas vocais?

O CANTO é produzido no corpo, e é controlado por meio deste. As duas partes principais da produção sonora são o diafragma/técnica respiratória e a ressonância do som e suas cavidades de ressonância.
Para que seja produzida a voz é necessária a passagem de ar pelas cordas vocais. A técnica vocal respiratória trabalha para que esse ar seja produzido e controlado por nosso diafragma e músculos abdominais. O diafragma é um músculo que separa o pulmão e coração de nossas víceras, ou seja - estômago, fígado, etc. Este músculo controla a entrada e saída de ar do pulmão. Com o controle deste músculo, conseguimos colocar mais ou menos ar, com mais força ou menos força, diminuir ou aumentar o fluxo de ar, repercutindo esse controle na produção sonora. Assim, fazemos um som mais ou menos forte, fazer crescendos e diminuendos no som, controlar a saída de ar e aumentar bastante o fôlego, etc. Além disso, o controle do diafragma, ele bem trabalhado, produzem uma voz mais firme e potente. Além de diminuírem a fadiga e cansaço vocais.

Onde o som é produzido?

O som é produzido nas cordas/pregas vocais, como uma corda de violão, que ao ser percutida provoca a vibração da corda e consequentemente as ondas sonoras. No caso da corda vocal, o cérebro manda um comando pra que as duas pregas se aproximem, vibrem durante a passagem de ar e produzam o som.
Esse vídeo abaixo mostra um exame de estroboscopia, ele mostra o caminho da câmera pelo corpo até chegar nas cordas vocais, e então mostra o funcionamento.

O canto é então, consequência da composição de respiração, do formato da garganta e pode evoluir com seu fortalecimento.
Como no violão, é necessária uma caixa de ressonância para amplificar o som. Isto acontece em espaços ocos, como na caixa do violão. No nosso corpo, temos diversos lugares onde o som se amplifica. Nosso pulmão, laringe, boca, incluindo faringe, e nossas caixas de ressonância faciais – alguns espaços ocos dentro de nosso crânio.
Você pode fazer a experiência, vibrar uma corda de violão e sentir o instrumento vibrar, e ao cantar um som grave, colocar a mão no peito e senti-lo vibrar.
Este vídeo demonstra um dos órgãos que mais colabora para nossa respiração e, por consequência, para a técnica canto e uso da voz. Esse é mais um dos importantes motivos para você estudar a arte de cantar.

Existem duas ressonâncias principais – a de peito e a de cabeça (as chamadas voz de peito e voz de cabeça), e as ressonâncias mistas, que misturam o som produzido no peito e na cabeça. Geralmente os sons mais graves são produzidos no peito e os sons mais agudos na cabeça, em ressoadores pequenos, (por exemplo seio frontal) já que os sons agudos têm ondas sonoras mais curtas, precisam de espaços menores para ressoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário